Busca

Como Chegar

Partindo do Teatro Municipal, segue na Av. Conde Ribeiro do Valle até a esquina da Av Coronel Joaquim Costa e segue por esta até a Catedral.

Galeria de Fotos

Sobre o local

Em 1943, iniciam-se os trabalhos de demolição da antiga catedral para a construção da nova Catedral de Nossa Senhora das Dores. Portanto, o novo templo católico foi erguido no mesmo local onde havia a velha catedral da cidade. Foi escolhido o dia 15 de setembro de 1943, dia de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade, para o início das obras. No total, a construção da nova Catedral levou 17 anos, até sua sagração em 1960, realizada pelo Núncio Apostólico, Dom Armando Lombardi, e pelo bispo diocesano, Dom Inácio João Dal Monte. Todavia, foi de Dom Hugo Bressani de Araújo, antecessor de Dom Inácio, o grande sonho de se construir um templo católico de tamanhas proporções. Foi Dom Hugo que começou a transformar esse sonho em realidade. Ele montou comissões encarregadas de coletar doações para a construção da nova catedral, e dividiu a cidade em setores, de forma que cada comissão era responsável por um setor. Os fiéis, então, passavam de casa em casa angariando recursos para as obras da nova matriz. Dom Hugo arrecadava também junto aos fazendeiros e empresários, pertencentes ou não à Diocese de Guaxupé. Com muito esforço, a nova Catedral de Guaxupé foi sendo erguida por etapas, com ajuda da comunidade e até mesmo do poder público. Um fato histórico a ser mencionado aqui, foi a visita, em 02 de agosto de 1953, do ex-governador de Minas e ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek, que veio conferir de perto as obras da nova Sé de Guaxupé.
Finalmente, em 1960, foi inaugurado em Guaxupé um dos maiores templos católicos do Brasil, considerado por muitos, na época, a terceira maior catedral do Brasil e a quinta maior da América Latina. Assim, a imponência da nova Catedral é motivo de orgulho para os guaxupeanos, que a transformaram no cartão-postal oficial de Guaxupé, parada obrigatória para todos aqueles que visitam a cidade. Não há quem chegue a Guaxupé e não se fascine com a majestosa e imponente Catedral de Nossa Senhora das Dores. Ela se tornou parada obrigatória dos turistas que aqui desembarcam, sendo o local mais fotografado da cidade. De todos os cantos da cidade, é possível apreciar a beleza deste templo católico. Hoje, ela ostenta toda sua beleza carregada de detalhes arquitetônicos e de seus simbolismos, ainda desconhecidos por boa parte dos guaxupeanos.

Comentários

Horários de Funcionamento

Horário comercial durante a semana, além dos horários da missas. Ou Acesse o site http://www.catedraldeguaxupe.com.br/ para maiores informações.

Localização

  • Praça Americo Costa, 0 - Centro

Contatos

Location for : Listing Title