Herma Cel. Antônio Costa Monteiro
Galeria de Fotos
Sobre o local
O Coronel Antônio Costa Monteiro foi um dos principais responsáveis pela emancipação política de Guaxupé, ocorrida em 01 de junho de 1912. Pela sua importância política, ele se tornou o primeiro presidente da Câmara Municipal, cargo que ocupou de 1912 a 1915. (Obs: Muitos populares se referem a ele como o primeiro prefeito da cidade, pois naquela época o presidente do Poder Legislativo exercia também a função de chefe do Poder Executivo. Somente a partir de 1930, é que os dois poderes tornaram-se independes, e aí surgiu o cargo de “prefeito”).
Mas antes de se tornar o primeiro presidente da Câmara Municipal de Guaxupé, o Cel. Antônio Costa Monteiro construiu sua carreira política em Muzambinho, onde exerceu mandatos como vereador, ocupando também a presidência da Câmara de lá. Vale lembrar que Guaxupé, nesta época, era ainda distrito de Muzambinho, e nossa cidade era então a “Vila Dores do Guaxupé”.
Em homenagem, foi erguida, em 1917, esta Herma, que é o mais antigo monumento urbano de Guaxupé. A Herma está localizada na Praça do Trabalhador Rural, no início da Avenida Conde Ribeiro do Valle. Nas proximidades do monumento, estão localizadas a Prefeitura Municipal, o Conjunto Paisagístico e Arquitetônico da FEPASA, o Antigo Hotel Cobra e o Monumento ao Trabalhador Rural – todos bens tombados pelo município. O monumento presta-se a visitações, pois trata-se de um personagem ilustre e histórico para os guaxupeanos.
