Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Antiga Estação Ferroviária de Guaxupé
Galeria de Fotos
Sobre o local
Em 15 de maio 1904, a Cia Mogiana de Estradas de Ferro inaugurou a Estação Ferroviária de Guaxupé, que foi fator primordial para o desenvolvimento da cidade e toda a região. A Mogiana era responsável pelo escoamento da produção cafeeira de boa parte do sudoeste mineiro. Os trens levavam o café e traziam levas e levas de imigrantes italianos, sírio-libaneses, entre outros, que muito contribuíram para o progresso de Guaxupé. Portanto, depois da chegada das estradas de ferro da Cia Mogiana em 1904, Guaxupé deu um salto de desenvolvimento, sendo, inclusive, chamada de “o Rio de Janeiro em ponto pequeno”. A Mogiana transportava o café daqui para Campinas; lá ele seguia na Sorocabana até o Porto de Santos, de onde era exportado para toda a Europa. Assim, a Cia Mogiana ligava Guaxupé ao resto do mundo.
Em 1971, a Cia Mogiana foi encampada pela FEPASA (Ferrovias Paulistas Sociedade Anônima). A FEPASA operou na cidade até 1978, quando o tráfego ferroviário em Guaxupé foi definitivamente desativado. E a partir de 1989, os trilhos deram lugar à Av. Felipe Elias Zeitune.
A revitalização e o uso institucional de alguns departamentos municipais na antiga Estação, é modelo para todo o Brasil de como ocupar espaços ferroviários urbanos abandonados pelo poder Público Federal. Além disso, também está em execução um ousado projeto arquitetônico e paisagismo: o Parque Municipal Mogiana. Através deste projeto, todo o Complexo FEPASA está sendo revitalizado para usufruto da população.
